• Notícia

10 benefícios de uma alimentação saudável

Para uma vinda mais longa e saudável é essencial ter uma boa alimentação. Pesquisas comprovam que realizar diariamente refeições equilibradas favorece a qualidade de vida e a longevidade. Isso ocorre por que alguns alimentos têm substâncias antienvelhecimento. O espinafre, o brócolis, as nozes e as amêndoas são um bom exemplo de e alimentos que reforçam o sistema imunológico.


Assim o corpo fica mais forte e consegue resistir há várias doenças. Outro exemplo é a cenoura, o tomate e as frutas cítricas que são alimentos que combatem o envelhecimento celular precoce. Ainda tem alimentos que previnem o diabetes e o colesterol, além de problemas cardíacos e cardiovasculares.


Uma alimentação adequada está associada á prevenção de diversas enfermidades, como a catarata, artrite, osteoporose, anemia, entre outras doenças. As frutas, legumes e verduras, bem como os alimentos ricos em fibras não podem faltar no cardápio. O valor nutricional das refeições está diretamente ligado á variação alimentar.


A reeducação alimentar tanto de adultos quanto de crianças é fundamental para manter o equilíbrio nutricional que o organismo precisa. É fundamental adaptar a mente e o corpo para as mudanças de hábitos alimentares. Para ter sucesso é importante insistir e se dedicar com disciplina a um programa alimentar saudável.


A função da alimentação não é somente agradar ao paladar, mas sim nutrir o corpo com as substâncias ideais para o bom funcionamento do organismo. Quando os pais ensinam aos filhos a importância de uma alimentação balanceada eles aprendem a fazer boas escolhas na hora das refeições.


Segue a lista dos 10 benefícios de uma alimentação saudável para a saúde:



1 – Ajuda a manter a disposição: uma boa alimentação garante que a pessoa acorde com mais disposição para completar todas as atividades diárias.
2 – Evita doenças: doenças graves, como o câncer e demais enfermidades podem ser evitadas com o consumo regular de alimentos saudáveis e nutritivos.
3 – Controla o peso: para quem pretende emagrecer, os alimentos tem um papel fundamental no processo de queima de gorduras e redução das calorias. Além disso, muitos proporcionam a sensação de ansiedade.
4 – Melhora o sono: uma alimentação adequada evita a insônia.Quem tem problemas para dormi deve se alimentar corretamente para ter uma boa noite de sono.
5 – Combatem os radicais livres: Alguns alimentos têm o poder antioxidante de combater os radicais livres que são nocivos á saúde.
6 – Equilibram os hormônios: muitos alimentos funcionam bem para o equilíbrio hormonal em homens e mulheres.
7 – Retarda o envelhecimento: uma boa alimentação favorece a longevidade porque retarda o envelhecimento precoce.
8 – Gera energia: para a prática de exercícios físicos e demais atividades que exijam energia do corpo, uma boa alimentação é essencial antes e depois dos treinos.
9 – Fortalece o sistema imunológico: para evitar o desenvolvimento de várias doenças é importante se alimentar bem para fortalecer a imunidade do organismo.
10 – Ativa o cérebro: a boa alimentação estimula várias regiões do cérebro a desempenharem suas funções de forma plena. A nutrição garante que as atividades cerebrais sigam o seu fluxo normal.


Isso e muitos mais você encontra na Clínica Nutriforma.





Fonte : http://dicasmelhorsaude.com.br/